Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=https%3A%2F%2Fwww.barretotkd.com.br%2Fblog%2Fhistoria-do-taekwondo-songahm&login=wwdesign&apiKey=R_b30afb9c2046438b46b67f762c8e904c&format=json): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/barretotkd/www/bitly.php on line 10
História do Taekwondo Songahm - Barreto Taekwondo | Blog

História do Taekwondo Songahm

História do Taekwondo Songahm

O estilo Songahm de Taekwondo, ou Taekwondo Songahm, é uma arte marcial criada pelo Grão-Mestre Haeng Ung Lee em 1983.

Taekwondo significa "a arte ou o caminho das mãos e dos pés" que desenvolve a pessoa física e mentalmente.

Songahm significa "templo ao pinheiro", em uma palavra "equilíbrio". O pinheiro simboliza a lealdade eterna, é uma árvore de folha perene (eterna) com uma vida longa, cujas raízes e tronco se desenvolvem de forma simultânea e equilibrada o que simboliza o desenvolvimento físico e mental do praticante de Taekwondo Songahm, sendo que, o tronco corresponde ao corpo e as raízes à mente.

Haeng Ung Lee aprendeu Taekwondo na International Taekwondo Federation (ITF) e criou as suas próprias fórmulas, ou Poomsaes, que são conjuntos estabelecidos de movimentos numa luta contra um oponente imaginário. As técnicas utilizadas pelos praticantes são um pouco diferentes do estilo olímpico de Taekwondo, no entanto as regras são parecidas, podendo chutar o tórax e o rosto, mas não podendo socar este último.

O Eterno Grão Mestre Haeng Ung Lee, nasceu na Manchúria (China), uma colônia coreana, em 21 de julho de 1936, iniciou sua prática no Taekwondo em 1954 quando ainda era um adolescente. Treinou a Inteligência Militar da República da Coréia no período de 1956 até 1959, abrindo sua primeira academia em Osan depois de deixar a Inteligência Militar.

Seu caminho estava traçado e sua história se unia à história do Taekwondo para sempre, após a primeira academia seguiram inúmeras outras, inclusive uma na Base Aérea dos Estados Unidos, onde conheceu o Mestre Richard Reed, da amizade entre ambos nasceu a American Taekwondo Association (ATA).

Em 1965, já nos EUA, o Grand Master começou a organizar uma associação nacional de Taekwondo que seria baseada em artes marciais e algumas práticas comerciais.

Enquanto sua organização crescia e passava do âmbito regional, para nacional e, finalmente, internacional, a ATA começou a criar padrões para garantir um bom ensino. Realizou torneios fechados em que os competidores tinham que ser membros da organização. Os instrutores passavam por um rigoroso período de treino fechado para que pudessem se tornar instrutores certificados, e para isso tinham que ir até Little Rock por uma semana e participar do Acampamento de Instrutores em Treinamento e eram submetidos a rígidos exames físicos e escritos.

Nesta época foram padronizados os símbolos que seriam aplicados nos uniformes. Porém, a história da ATA tomou um rumo único em 1983, quando no Acampamento de Instrutores Certificados em Little Rock, o Grão Mestre Lee introduziu o Sistema Songahm de Taekwondo.

O Sistema Songahm representa o resultado de anos de estudo por parte do Grão Mestre Lee. A ATA tinha usado as fórmulas do Chang Hun Taekwondo desde 1969 e as fórmulas "pinan" antes disto. No entanto, o Grão Mestre Lee notou algumas deficiências e decidiu torná-las completas. Introduziu chutes e golpes desde as fórmulas para iniciantes, o que antes não havia.

Com o auxílio de seus instrutores mais graduados incluindo Robert Allemier, Bill Clark, In Ho Lee e Jee Ho Lee, o Grão Mestre desenvolveu um sistema unificado de ensino em que, pela primeira vez, os faixas-brancas aprendiam chutes em suas fórmulas, e o sparring sem contato foi integrado às fórmulas para aumentar o desenvolvimento do aluno estabelecendo assim um sistema mais lógico para os iniciantes. Mas muito mais do que isto, todo o sistema Songahm funciona unido com equilíbrio e harmonia, refletindo a essência desta arte marcial.

Por exemplo, a "Estrela Songahm" é formada quando todas as 18 fórmulas do sistema Songahm são executadas. Em uma Estrela Songahm, a distância do ponto central da estrela até seu ponto superior é de 9 pés (unidade de medida). A distância total do ponto superior até o ponto inferior é igual a 18 pés, representando o número de fórmulas do sistema Songahm. Na primeira fórmula Songahm, Songahm Il-jahng, existem 18 movimentos formados por 9 técnicas, sendo cada uma delas executadas com ambos os braços e pernas.

Espírito Songahm do Taekwondo

Para praticar é feito um juramento no início da aula ou competição, designado Espírito Songahm do Taekwondo:

Senhor,
Praticarei no espírito do Taekwondo,
com Cortesia aos meus companheiros,
Lealdade ao meu instrutor,
e Respeito aos inferiores e superiores,
Senhor.

No final, é feito um juramento relativo ao comportamento fora do dojang:

Senhor,
Viverei com Perseverança no espírito do Taekwondo,
em Honra com os demais,
Integridade comigo mesmo,
e Auto-controle das minhas ações,
Senhor.

Graus de aperfeiçoamento

A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Graus e em seguida em Dans. Cada Grau corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. A sequência seguida é:

  • Branca (9º Grau)
  • Laranja (8º Grau)
  • Amarela (7º Grau)
  • Camuflada (6º Grau)
  • Verde (5º Grau)
  • Roxa (4º Grau)
  • Azul (3º Grau)
  • Marrom (2º Grau)
  • Vermelha (1º Grau)
  • Vermelha e Preta (1º DR)
  • Preta (1º Dan ao 9º Dan)

Instruções em Coreano

No Taekwondo Songahm, as instruções e comandos básicos são dados em coreano. Os comandos utilizados incluem:

Charyeot - Posição de Sentido
Gyeongnye - Saudar
Baro - Retorno
Kihap - Grito de ataque/grito forte
Junbi - Atenção (para começar); preparar
Sijak - Começar
Geuman - Parar (na posição em que se está)

Referências: Wikipédia, ATA.

Comentários

Topo